• CULTURA NACIONAL EM DESTAQUE NO CCMR


    O Centro Cultural Manuel Rui acolheu, na quinta-feira, 8 de Janeiro, o Acto Provincial de Celebração do Dia da Cultura Nacional, sob o lema Cultura Nacional, Identidade, União e Crescimento Sustentável. O momento central do programa foi uma conferência dedicada ao tema A Cultura e os Desafios da Modernidade, que reuniu como prelectores o Dr. Gregório Tchikola, Director Geral do CCMR, o historiador Venceslau Casesa, a professora e investigadora da Língua Umbundu, Dr.ª Ingrácia Matoquisa, e o escritor e reverendo Pr. António Bambi, com moderação da jornalista Noémia Martins.

    O evento contou com a presença de Sua Excelência o Governador da Província do Huambo, Pereira Alfredo, do Administrador Municipal do Huambo, Francisco Jamba Kata, dos Reis dos cinco reinos do Huambo, da classe de sobas, bem como de artistas, académicos e membros da sociedade civil.

    Para além do debate académico, a celebração foi marcada por uma rica programação artística e cultural, evidenciando o estudo e a valorização da identidade cultural em contexto de globalização. A recepção foi animada pelo grupo de dança tradicional Agostinho Neto do Belém do Huambo, enquanto a cerimónia contou com momentos de elevação espiritual protagonizados pelo Coral da IECA. Destacaram-se ainda declamações dos poetas Esperança, Natchaca e Imortal, com poemas de Agostinho Neto, bem como uma peça teatral sobre os ritos de julgamento tradicional.

    O palco do CCMR foi igualmente tomado por expressões ancestrais do Reino do Bailundo, através de cantos e danças tradicionais ovimbundu, na actuação do grupo Katiavala, recriando rituais e costumes deste povo.

    Entre os momentos mais marcantes, a cantora Edna Mateia, Diva do Planalto, emocionou o público com interpretações em Umbundu, evocando histórias, ritos, processos sociais e canções tradicionais das mamãs, num momento enriquecido pela participação humorística da personagem “Mãe da Bela”, que proporcionou entre boa música, em momentos de descontração.

    O encerramento ficou a cargo de Florêncio Handanga, Filho do Rei, que brindou os presentes com uma emocionante interpretação de um dos clássicos da músicas do saudoso Justino Handanga e originais lançamentos como Papa Wafa, Mãe Opo Yo e Ndilombeleko, concluindo a celebração com músicas que traduzem, de forma viva, os costumes e a identidade cultural do povo ovimbundu.

    Foto: Cortesia de Huambo é a Banda
    DEPDI

    CCMR

    Pela Pátria, ao Serviço da Cultura