O Centro Cultural Manuel Rui celebra o seu 2.º Aniversário, assinalando um percurso marcado por dedicação, superação de desafios e relevantes conquistas ao serviço da cultura nacional.
No dia 12 de Janeiro de 2024, Angola ganhou o seu primeiro Centro Cultural, inaugurado por Sua Excelência o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, num momento histórico para a valorização da cultura angolana. Esta data simboliza não apenas o tempo decorrido, mas sobretudo o esforço colectivo, a visão estratégica e o compromisso permanente com a promoção cultural.
O Centro presta homenagem ao escritor Manuel Rui Monteiro, ilustre figura da literatura angolana e autor da letra do Hino Nacional, assumindo-se, desde a sua abertura, como um importante polo de preservação, valorização e difusão da cultura angolana. Ao longo destes dois anos, tem acolhido diversas expressões artísticas e promovido a interacção entre comunidades locais, nacionais e internacionais.
Ao celebrar o seu segundo aniversário, o Centro Cultural Manuel Rui reafirma a sua missão de preservar e divulgar o património cultural angolano, promovendo as tradições, as artes e os costumes do país, e consolidando-se como um espaço de formação artística e cultural para as novas gerações.
Para 2026, o CCMR propõe-se partilhar com o público do Huambo e de outras regiões uma agenda cultural dinâmica e abrangente, com destaque para grandes concertos, a implementação do projecto “Ndavaluka” e a realização de concertos internacionais. Estão igualmente previstos espaços de integração e valorização de novos talentos, através do projecto “Cultura em Família”, viagens ao universo cénico, oficinas culturais e a abertura de aulas de Umbundu, Ballet, Artes Plásticas e outras áreas artísticas.
A programação inclui ainda a realização de conferências, premiações e diversos eventos orientados para o fortalecimento da identidade cultural, a integração do povo e a contínua promoção da cultura angolana.
CCMR, 12 de Janeiro de 2026
Dois anos pela Pátria, ao serviço da Cultura.
-
SEGUNDO ANIVERSÁRIO DO CENTRO CULTURAL MANUEL RUI